Domingo (20/06), foi feita a vacinação em massa contra a Covid-19 na Ilha de Paquetá. Estiveram presentes o Secretário de Saúde Daniel Soranz, de Assistência Social Laura Carneiro, de Meio Ambiente Eduardo Cavaliere, a Presidente da Fiocruz Nísia Trindade Lina, a Doutora e Pesquisadora Margareth Dalcolmo e o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

O Secretário de Saúde estava satisfeito com o sucesso do evento, porém triste em razão das 500 mil mortes pelo coronavírus no país. Ele acredita que, até o final do domingo, toda população maior de 18 anos de Paquetá receberá a primeira dose da vacina.

O Ministro Queiroga citou que a saúde é um direito de todos e que é um dever do Estado promovê-la. Segundo ele, o Programa Nacional de Imunização Brasileiro é um dos mais respeitados do Mundo. O país possui mais de 38 mil salas de vacinação, com capacidade de vacinar 2,4 milhões de brasileiros diariamente.

O Ministro ressaltou que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são eficazes e comemorou a transferência de tecnologia para a fabricação do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a Fiocruz.

O primeiro morador vacinado pelo Ministro, no Parque Darke de Matos, foi a Conceição Campos, de 50 anos, escritora e membro da Associação de Moradores de Paquetá.

– Estou muito emocionada em participar da pesquisa da Fiocruz e de contribuir para o combate à Covid-19. Gente, a vacina salva! Deixo aqui a nossa gratidão a todos os profissionais de saúde, voluntários e pesquisadores. – disse Conceição.

E nós, do Instituto Ideias, agradecemos à população de Paquetá pela calorosa acolhida.