No último domingo (15/08), mais uma etapa do estudo científico na Ilha de Paquetá foi concluída: a imunização com a segunda dose de vacina contra a Covid-19.

Esta foi a terceira etapa. A primeira foi o estudo sorológico com a coleta de sangue dos moradores; e a segunda etapa foi a aplicação da primeira dose de vacina: nos adultos (adesão 96%) e adolescentes (adesão 95%).

Foram quatro pontos de vacinação: na UIS Manoel Arthur Villaboim, Iate Clube, Parque Darke de Mattos e Casa de Artes de Paquetá.

O Secretário de Saúde do município do Rio, Daniel Soranz, comentou sobre acolhimento da população de Paquetá ao estudo:

– Incrível a adesão dos moradores da ilha a esse projeto. Muita gente procurando os locais para se vacinar. Agradeço aos 1.600 voluntários que estão nos ajudando para o sucesso deste estudo. Os moradores estão ansiosos para que os casos de Covid-19 caiam, em consequência da imunização em massa, e que a rotina da ilha volte ao normal. Com a grande divulgação de Paquetá, o bairro voltou a ser local de destino turístico, gerando um efeito secundário que é o aquecimento da economia da ilha. Vamos em frente.- Concluiu Soranz.

Há a expectativa de vacinar 4,6 mil moradores, entre adultos e jovens (acima de 12 anos) com a segunda dose, para seguir para mais uma etapa, que será uma nova coleta de sangue dos moradores.