A enfermeira Maria Cavalcante da Silva Jordão, atualmente coordenadora de Educação Permanente no Centro de Referência a Covid-19 de Angra dos Reis, faz um balanço da relevância desse setor para informações e aprendizado no combate à covid.

– É essencial trazer conhecimento para o tratamento da covid, mesmo sendo um assunto novo, como dessa doença tão letal. Assuntos como se proteger e como proteger os pacientes e suas famílias é de suma importância. – Disse Maria Cavalcante, afirmando que resiliência é a palavra mais adequada para citar o momento em que estamos passando.

– Eu mesma estou me superando a cada dia. E os profissionais da linha de frente também. Enquanto todos estavam fugindo, nós estávamos aqui enfrentando o inimigo, colocando nossas vidas em risco, em nome do amor ao próximo e do cuidar. Vi muitos profissionais assustados e eu como educadora permanente tive que tranquiliza-los; informar a forma correta de se proteger do vírus; falar da importância dos EPIs; e buscar como minimizar o medo e a angústia do novo. Fazia o profissional entender que ele era essencial no combate à covid. Muitos tinham medo de lavar o vírus para casa, ficavam ausentes do lar para preservar os familiares. Mas o medo voltou devido às variantes e novas cepas, mesmo com os profissionais mais preparados e com acesso à informação. Temos que ser fortes. Aprendemos muito. Fico emocionada quando olho para cada guerreiro aqui. Não trago só conhecimento técnico, tento tratar do emocional dos profissionais, para que eles deem o seu melhor em nome do paciente, em nome da profissão e da saúde pública, e para sair daqui com a sensação de dever cumprido. Ou seja, Educação Permanente é estar acolhendo esses profissionais, capacitando-os tecnicamente e cuidando para que sejam mais fortes e resilientes.

A coordenadora ainda completa: – População de Angra, continue seguindo as orientações dos profissionais de saúde. Continue usando máscara e higienizando as mãos, mesmo que já tenha tomado as duas doses da vacina. Vamos cuidar um dos outros, em nome de nossos familiares e amigos.