A psicóloga Vanuelli Silva do Nascimento, da Clínica da Família Bibi Vogel, no Engenho da Rainha, fala da grande importância da atuação da psicologia no espaço da saúde primária, em sentido de prevenção de doenças, principalmente no momento de pandemia.

– Ninguém estava preparado para esse momento, e o SUS tem um papel essencial, não só na assistência psicológica, mas no acesso à vacina de forma gratuita e ne prevenção de doenças. – Ressalta Vanuelli e completa:

– Eu, como psicóloga atuante na porta de entrada do sistema de saúde, observei um aumento na mudança de comportamento e alterações dos casos de pacientes com problemas de saúde mental. Houve um adoecimento psicológico, riscos de suicídio, aumento da vulnerabilidade social e alimentícia e uma busca maior ao sistema de assistencialismo, como CRAS e conselho tutelar.

Registrei aumento do serviço ambulatorial e de emergências psiquiátricas, nesse período. Com quadros agravados de ansiedade, depressões e compulsões alimentares devido ao isolamento social. O SUS teve, e tem, um papel muito importante para acolher as pessoas e seus problemas de origem pandêmica. Temos que ter muita força e perseverança, pois estamos vencendo a Covid. – Finaliza Vanuelli.

O SUS oferece atendimento de saúde mental na atenção primária de saúde. Procure uma unidade e informe-se.