Ontem (23/11), às 18 horas, o último paciente do CR Angra dos Reis recebeu alta hospitalar.

Foi o paciente Rafael da Conceição Souzedo, de 40 anos e morador do bairro Nova Angra. Rafael chegou à unidade no dia 16 de novembro de 2021, proveniente do Centro de Triagem Centro, com comprometimento pulmonar de 50% e outras comorbidades. No dia 18 de novembro, o quadro evoluiu para necessidade de suplementação de oxigênio e indicação de monitorização na Unidade de Terapia Intensiva.

– Cheguei aqui com muita falta de ar. Quando recebi a notícia que era covid, achei que iria morrer. Mas a equipe daqui me passou tranquilidade. É uma luta muito psicológica. Hoje, consegui vencer. Agradeço a todos os profissionais que salvaram minha vida. Daqui a pouco vou sair. Ver meus familiares e minha filha. – Falou emocionado Rafael.

A diretora executiva e médica, Patrícia Neves, agradeceu o empenho e dedicação de cada profissional que participou, durante vinte meses, da luta para vencer a Covid-19.

– Foi um grande desafio montar na Santa Casa de Misericórdia, uma unidade de referência à Covid-19 em Angra dos Reis, pois ninguém sabia como esse vírus atuava, era um vírus novo. Cada dia era um aprendizado. Estávamos ansiosos e com medo. Em 27 de março de 2020, inauguramos 30 leitos de CTI, para posteriormente, no auge da pandemia, aumentar para 120 leitos. Fomos nos adaptando à realidade da doença, com fluxos de trabalho sempre atualizados, com videochamadas dos pacientes com os familiares e colhendo resultados fantásticos da dedicação de todos. Alcançamos a menor mortalidade, em hospital público, do Estado. – Dra. Patrícia citou.

Para encerrar esse ciclo da pandemia, estiveram presentes, além dos funcionários do Centro de Referência, o secretário de saúde de Angra dos Reis Glauco Fonseca de Oliveira e o prefeito Fernando Jordão.

–  Meu sentimento, acompanhando esta última alta na Santa Casa (Centro de Referência), é de missão cumprida. Todo esse investimento feito aqui será um legado para a cidade. – Afirmou o prefeito Fernando Jordão.