Bom atendimento para Covid-19 em Angra dos Reis

A variante ômicron já está tomando o Brasil. A cidade de Angra dos Reis mantém seis Centros de Triagem para Covid-19, sendo três com funcionamento de 12 horas e outros três com atendimento 24 horas.

O Centro de Referência Covid-19, que funciona nas instalações da Santa Casa de Misericórdia, no Centro, atualmente está com 20 leitos de CTI. Porém, com esta nova variante, as internações são de pessoas com comorbidades. E os pacientes contaminados têm reações mais brandas.

Recebemos o relato de uma família de São Paulo que veio passar as festas de final de ano em Angra dos Reis. Alguns membros da família começaram a apresentar sintomas de covid durante a estadia em Angra.

Primeiro, a família buscou atendimento em hospital particular em Praia Brava, mas o hospital não realiza testes para Covid-19 nos fins de semana.

Então, decidiram ir ao Centro Municipal de Saúde de Frade, onde foram prontamente atendidos. Fizeram o teste rápido para PCR em dez minutos, com direito a atendimento médico e auxílio da equipe de enfermagem.

Da família, a esposa e os filhos testaram positivo e outros exames complementares, como o de sangue, ficaram prontos em duas horas.

Quando a família retornou a Campinas, São Paulo, procurou atendimento no Hospital Albert Einstein, porém entre a espera e o atendimento foram mais de 10 horas! Os resultados foram os mesmos de Angra.

Recentemente, esta mesma família teve uma amiga de 72 anos, moradora de Angra dos Reis, manifestando sintomas de covid. Não tiveram dúvidas: aconselharam a idosa a procurar o Centro de Referência Covid-19 da cidade. E, segundo eles, a idosa foi muito bem atendida.

Isso comprova que o SUS continua sendo o melhor sistema de atendimento em saúde, principalmente sobre Covid-19. É um sistema universalizado e democrático, um exemplo para o mundo. Obrigado, SUS!

Rolar para cima