CAPS Torquato Neto começa a atender pacientes também no período da noite

Todo Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de alta complexidade, voltado para o atendimento de saúde mental. Um CAPS faz a mediação do usuário com a vida cotidiana.

O CAPS Torquato é um equipamento “porta aberta”, ou seja, não precisa necessariamente de encaminhamento de outra instituição.

– O paciente passa por avaliação profissional, aqui. Temos muitas oficinas e atividades sociais de integração. Paralelamente, fazemos uma parceria com as unidades de atenção primária para um acompanhamento em conjunto dos usuários. Estamos passando para o nível de CAPS 3, ou seja, um CAPS 24 horas. – Esclareceu a psicóloga Ananda Krause Villela.

– Vale a pena dizer que um processo terapêutico de saúde mental vai muito além da medicação. Às vezes, além do manejo clínico, é necessário um olhar mais apurado, um toque, um abraço, uma caminhada pelas dependências da clínica, e até acompanhar o dia a dia de um paciente. – Citou Ananda.

O CAPS Torquato está nas instalações da Policlínica Rodolpho Rocco desde 2018, com atendimento nível 2 das 8 às 17 horas. A partir de agora, passa para nível 3, para dar assistência específica aos seus usuários na modalidade 24 horas.

Essa assistência estendida oferece leitos para pacientes que necessitam de atendimento, sendo avaliados por equipe multidisciplinar (psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais) e pela superintendência de saúde mental. Pode atender, também, emergências psiquiátricas e pacientes em crise da cidade.

O CAPS Torquato passa a contar, agora, com equipe de enfermagem das 7 às 19 horas para esse atendimento 24 horas.

– Os pacientes do CAPS são pessoas com vulnerabilidade em saúde mental, com sofrimento psíquico agudo, de casos moderados a graves. O serviço municipal de saúde mental é dividido em:  CAPS, são os ordenadores que fazem as avaliações da saúde mental; os ambulatórios de saúde mental, que são equipamentos regulados através das clínicas da família; e as próprias clínicas da família que com apoio do NASF oferecem suporte de saúde mental. – Completou Aline Basílio, enfermeira.

Na área de planejamento 3.2 existem cinco modalidades de serviço de saúde mental, sendo um CAPSi (para atendimento infanto juvenil); um CAPS AD (álcool e outras drogas); e mais três CAPS para transtornos mentais.

Deixe um comentário

Rolar para cima