Dez anos do Programa Melhor em Casa

Hoje (08/11), no Instituto Fernandes Figueira, foi comemorado os dez anos do Programa Melhor em Casa, com mais de 500 mil brasileiros atendidos.

Estiveram no evento, o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, a Presidente da Fiocruz Nísia Trindade, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES) Sérgio Yoshimasa Okane,  o Diretor do Instituto Fernandes Figueira Antônio Flávio Meirelles, e a Coordenadora Geral da Atenção Domiciliar Mariana Borges Dias.

Os números são grandiosos: são 14 milhões de atendimentos em dez anos, e 11.715 profissionais de 1.675 equipes, atuando no programa em 732 municípios brasileiros.

O programa tem o objetivo de devolver a vida ao paciente de longa permanência em hospitais. Possibilita o atendimento em casa, perto da família, através de equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e outras especialidades.  Para que um paciente seja incluído no programa, é preciso ter uma avaliação e receber encaminhamento médico.

A maioria dos pacientes atendidos pelo programa tem problemas graves e crônicos de saúde. E 26% dos atendidos são idosos com mais de 80 anos de idade.

Atualmente, 40% a 60% dos atendimentos são para casos de pós-covid. Pessoas com sequelas estão recebendo auxílio de profissionais em casa.

– O Programa Melhor em Casa é muito abrangente. Promove a saúde, que é um direito de todos e um dever do estado. Através de políticas públicas como esta é que levamos mais saúde à população, para que todos vivam mais e melhor. Com mais recursos, teremos resultados mais eficientes. Vamos destinar mais 42 milhões ao programa e aumentar 116 equipes. – Declarou o Ministro Queiroga.

O Instituto Ideias atua no PADI (programa de Atenção Domiciliar Integral) no município do Rio de Janeiro, atendendo mais de 900 pacientes por mês. É constituído por 10 equipes multidisciplinares de atenção domiciliar (EMAD) e 5 equipes multidisciplinares de apoio (EMAP), sendo 2 EMAD e 1 EMAP. O PADI está em cinco bases sediadas nos Hospitais Municipais Lourenço Jorge, Pedro II, Francisco da Silva Telles, Miguel Couto e Salgado Filho.

Deixe um comentário

Rolar para cima