Grupo Temperando a Vida da Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira

Na última quarta-feira (29/03), a CF Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho, recebeu mais de 50 usuários para um grande encontro sobre nutrição. O tema foi Memórias das Cozinhas e Comidas Afro-brasileiras.

Entre vários convidados estavam a professora de Nutrição da UERJ, Jorginete Damião; a doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pela UERJ, Laurence Alves; e a professora de Gastronomia e membro do CulinAfro (URFJ), Danielle Theodoro Canicio.

O grupo Temperando a Vida acontece a cada quinze dias e busca orientar os usuários para uma alimentação mais saudável. A clínica da família, também, tem uma horta, a “Viva Jacarezinho”, que é cuidada por voluntários.

Foi oferecido um café da manhã com muita fruta e produtos naturais, com destaque para um bolo feito da planta Ora-pro-nóbis. Alguns brindes foram sorteados, como livros de receitas trazidos por representantes do quilombo do maciço da Pedra Branca.

Foram várias experiências compartilhadas de memórias afetivas trazidas pela comida.

– Quando era criança, a peteca que a gente brincava era feita com as penas da galinha do quintal que criávamos para comer. Tudo era aproveitado. – Citou uma usuária da unidade, relembrando uma memória afetiva com comida. E outros elementos afetivos foram sendo citados, como a caneca feita com a lata de leite em pó, ou o prato da lata de goiabada.

O Temperando a Vida estimula a criação de produtos mais orgânicos que possam ser cultivados em casa, como é o caso de temperos e ervas, que podem substituir o sal refinado.

– Nunca tinha visto uma horta comunitária dentro de uma unidade de saúde. Que iniciativa maravilhosa! Foi um encontro de trocas muito importante e a comunidade, aqui, participa realmente do dia a dia da unidade. – Disse a professora Danielle Theodoro.

Rolar para cima