O Instituto Ideias participou do grande evento de saúde

No Centro de Convenções Expo Mag, na Cidade Nova, ontem (23/03), a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro promoveu um grande encontro, com usuários da Academia Carioca e seus professores e com os colaboradores dos Centros Municipais de Saúde e das Clínicas da Família.

O evento aconteceu durante todo o dia. Mais de 2.000 pessoas circularam pelo pavilhão de palestras e nos stands das organizações sociais de saúde.

O Instituto Ideias se preparou para receber os colaboradores da CAP 1.0, da CAP 3.2 e do PADI. Foi feita distribuição de panfleto informativo sobre o instituto e brindes.

A secretaria de saúde fez um balanço das atividades de 2021 e estabeleceu cinco metas para 2022.

1) Promover a qualidade de vida para as pessoas levarem uma vida mais saudável. Incrementar as academias das unidades, com a contratação de mais 130 profissionais de Educação Física.

2) Todas as unidades terão uma revitalização nas instalações (refrigeração, pintura, fachada etc).

3) Zerar a fila de regulação no Sisreg.

4) Fortalecer os hospitais municipais.

5) Investir na Vigilância em Saúde: mais atitudes para baixar a transmissão da covid e intensificar e cobrar a terceira dose (ou dose de reforço) da vacina.

A saúde municipal também investirá mais na informatização, como os usuários tendo acesso aos exames digitalmente. Aliás, o secretário cobrou que o agendamento na unidade pode ser feito a qualquer hora. E que o cadastro do usuário pode e deve ser feito na unidade na mesma hora que ele chegar.

– O profissional de saúde tem que saber informar direito à população. Procurem atender, o quanto antes, os pacientes com consultas e exames cancelados durante a pandemia, eles têm prioridade, pois estão esperando por mais tempo. Saúde é tempo, não pode esperar. – cobrou o secretário de saúde, Daniel Soranz.

Após um 2021 de superação, o secretário de saúde da cidade do Rio de Janeiro tem expectativa de investimentos de 6,7 bilhões de reais para este ano, para aplicar na atenção primária e nos hospitais municipais.

Atualmente os CMS e as clínicas da família oferecem os mesmos serviços. As equipes serão recompostas e as unidades serão abastecidas para que os usuários sejam bem atendidos. Os mapas dos territórios das estratégias de saúde da família serão atualizados.

– O paciente tem o direito de conhecer a equipe de saúde que o assiste, desde o agente, o enfermeiro, até o médico… Cada um de vocês são responsáveis pelo Sistema Único de Saúde. Não se esqueçam disso. – alertou Soranz.

Rolar para cima