O Programa Academia Carioca festeja o Dia da Saúde

O dia 31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição. O programa Academia Carioca, das unidades de atenção primária do município do Rio de Janeiro, prioriza levar qualidade de vida aos usuários do SUS.

A Academia Carioca funciona há mais de dez anos nos centros municipais de saúde e nas clínicas da família. Atende, principalmente, idosos hipertensos, diabéticos e obesos. O exercício físico regular ajuda a manter o equilíbrio entre o corpo e as medicações de cada paciente idoso, melhorando a condição física e emocional.

– Recebemos muitos pacientes com depressão. E a atividade física melhora a qualidade de vida. Aqui o idoso, que muitas vezes está sozinho, encontra também um círculo social para interagir. – Informou Manuela Guimarães, profissional de Educação Física (NASF/Programa Academia Carioca) das clínicas da família Luiz Célio Pereira e Sérgio Nicolau Amin, da AP 3.2.

– Fazemos aqui atividades físicas coletivas, mas respeitando as condições e limitações de cada aluno. – Completou Manuela.

É importante frisar que o sedentarismo é uma das maiores causas de mortes e problemas de saúde nos brasileiros, comprovando que não é só uma questão estética. Então vamos nos exercitar!

Rolar para cima