O Programa de Voluntariado está de volta ao Hospital Municipal Raphael de Paula Souza

Após o período de pandemia, o Programa de Voluntariado vinculado ao Projeto Colabora Rio da Secretaria Especial de Cidadania (SECID), do município do Rio de Janeiro, está de volta.

Os voluntários das igrejas católicas e evangélicas foram recebidos por Eliane Fernandes, representante do Núcleo de Saúde Voluntária – SMSRJ.

Durante o encontro, foi passado o perfil para ser voluntário. Foi lembrado que o voluntário não é servidor e que há resoluções específicas sobre esse tema na saúde.

O apoio dos serviços dos voluntários que buscam aprimorar o processo de humanização do atendimento, será para usuários, seus familiares e funcionários.

– Sempre temos que respeitar a individualidade do paciente. Atenção ao toque, pois aqui no hospital há pacientes com doenças infecciosas, temos que buscar orientação com a equipe de enfermagem. Se não der para chegar perto do paciente e dizer palavras, atente para um acolhimento com olhar e gestos. Nem sempre você poderá dizer uma oração, mas só sua presença confortará o paciente. – Orientou Elaine Fernandes.

O treinamento de hoje (27/10), ressaltou os resultados esperados do programa, como o foco na escuta; proporcionar momentos de confiança; promover equidade nas relações inter-religiosas; e contribuir para a recuperação da saúde.

Rolar para cima