Onze anos da Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira

A CF Anthidio Dias da Silveira está completando onze anos, em comemoração, foram agendados eventos, com destaque para o bailinho charme com a garotada e a reinauguração da horta da unidade.

Hoje, sexta-feira (01/07), com o encerramento das comemorações, tivemos uma transição de gerentes. Cyntia Amorim Guerra deixa o cargo de gerente de serviços de saúde, depois de nove anos na unidade, para ter novos desafios na equipe da Coordenação de Área Programática da 3.2. Quem assume como gerente da unidade é Rhanna Henrique.

Durante o bailinho charme, no Jacarezinho, Cyntia comentou sobre a comunidade local:

– São onze anos de muita história. Hoje, estamos celebrando a negritude com um baile charme, oficina de bonecas abayomi e cabeleireiros fazendo tranças afro. As tranças são lindas e não precisa de muito dinheiro para fazê-las. A cultura negra na comunidade é muito importante. – falou, Cyntia.

Durante a reinauguração da horta Viva Jacarezinho, na última quinta-feira, na CF Anthidio Dias da Silveira, Cyntia estava muito feliz e disse:

– Nossa missão é construir e fortalecer o SUS. Saúde não é cuidar só de doenças: é incentivar atividade física, ter boa alimentação e oferecer carinho. Saúde é tudo que podemos fazer para evitar doenças. Uma horta orgânica dá uma alimentação saudável, oferece qualidade de vida e une as pessoas.

A unidade ofereceu oficina de reciclagem de óleo vegetal (de cozinha), para confecção de velas e sabão, numa parceria com o Shopping Nova América. É mais um incentivo para aumentar a renda da comunidade.

A nutricionista (NASF) Clarice Miranda de Carvalho, da própria CF Anthidio, deu uma aula com os produtos da horta, ensinou suco verde e pastinha de ricota com temperos naturais e manjericão.

– Em período de alimentos caríssimos e extremamente processados, esta horta é maravilhosa. Só o consultório médico não resolve doenças crônicas. O agroecológico é uma opção para alimentação saudável, lazer e sociabilidade. Trabalhamos aqui os saberes populares, com chás, ervas e farmácia viva, em contramão ao consumo de medicações e antibióticos indiscriminados. Esta horta é um espaço de cuidado com participação popular. – Esclareceu, Clarisse.

Já na cerimônia de transição, Rhanna, a nova gerente da unidade, estava emocionada com o retorno à CF Anthidio, onde fez sua residência como assistente social, em 2018.

– Meu desafio é dar continuidade ao excelente trabalho da Cyntia. Venho de uma clínica menor (Tia Alice) para uma unidade maior, que atende cerca de 28 mil pessoas. Teremos muito trabalho pela frente. – Concluiu, a nova gerente.

Rolar para cima