Palestra sobre saúde do homem no escritório do Instituto Ideias

O enfermeiro do Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), Lucilo Lira, falou para cerca de 50 funcionários na sede do Instituto Ideias, na Barra da Tijuca, sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Afinal, estamos no último dia do mês de novembro, quando é implementado ações de educação e conscientização.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Com o passar dos anos, os homens envelhecem e a próstata aumenta de tamanho. No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença no país, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

– Em sua maioria, os homens são relapsos com a saúde. Só procuram ajuda médica em último caso, quando estão doentes. E isso pode custar a vida. – Afirmou o enfermeiro Lucilo.

Os exames de toque retal e dosagem de PSA são para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.

Homens com 40 anos ou mais devem conversar a respeito com seus médicos. Informem-se!ão

Rolar para cima