Residentes de medicina no Centro Carioca de Especialidades

A Secretaria de Saúde do Município do Rio de Janeiro, atualmente, tem 112 residentes cursando o segundo ano do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-Rio), que foi criado em 2012. Dez residentes escolheram o Super Centro Carioca de Saúde para realizarem seus estágios optativos.

Além de entenderem melhor a rede de saúde, os residentes optam pela especialidade que desejam acompanhar o atendimento durante oito semanas. Os residentes tiram dúvidas com os profissionais e assistem aos pacientes.

 – É muito bom ver os pacientes que encaminhamos na atenção primária alcançarem atendimento de qualidade. Eu tive a experiência de ser também atendido aqui, em igual condições de atendimento. A vivência da prática no CCE (Centro Carioca de Especialidade) está contribuindo na minha formação, observo diversos pontos de vista, como da medicina de família e da especializada, vemos formas de rastreio mais adequada para cada caso, uma complementando a outra. – Disse João Victor Farias, do segundo ano de residência.

– Estou aprendendo muito no CCE. A estrutura é incrível. A gente vê como o SUS tem potencial. Aqui, estou vivenciando o outro lado. Trabalho na ponta, na atenção primária, encaminho alguns usuários para atendimento especializado, ou seja, para cá. É muito gratificante ver a Saúde funcionando e vivenciar outras abordagens para o cuidado do paciente. – Complementa Danielle Barros, também residente. – Estou aprendendo muito no CCE. A estrutura é incrível. A gente vê como o SUS tem potencial. Aqui, estou vivenciando o outro lado. Trabalho na ponta, na atenção primária, encaminho alguns usuários para atendimento especializado, ou seja, para cá. É muito gratificante ver a Saúde funcionando e vivenciar outras abordagens para o cuidado do paciente. – Complementa Danielle Barros, também residente.

Rolar para cima