Um dia pela luta antimanicomial

Ontem (26/05), à tarde, a Praça de Inhaúma foi palco de cultura e arte, com apresentações musicais para marcar a luta antimanicomial.

Alguns equipamentos de assistência psicossocial da CAP 3.2 marcaram presença, como o CAPS Torquato Neto, CAPS AD Raul Seixas e CAPS Infantil Maria Clara Machado.

A organização do evento ficou por conta de seis clínicas da família: Bibi Vogel, Barbara Starfield, Herbert de Souza, Sergio Nicolau Amin, Ariadne Lopes de Menezes e Rodolpho Rocco.

Todos estavam juntos celebrando o tratamento em liberdade, pelos direitos à cidadania e à saúde.

Um dos destaques da tarde foi o grupo musical de conscientização da Comlurb, o Chegando de Surpresa, com a presença do gari sambista Renato Sorriso.

– Muito boa a iniciativa dos projetos, poucas pessoas reconhecem o trabalho da Saúde Mental. No meu trabalho, eu levo alegria para as pessoas com minha alegria de viver. A mente, a cultura e a saúde estão interligadas. Varrendo, sambando e trabalhando a mente são as três formas de levar alegria para o povo, três, não! 3.2! – Respondeu Renato sorriso, com um trocadinho citando a AP 3.2.

– A gente acredita que a saúde mental tem que ser trabalhada no território junto com as pessoas. Por isso, temos que estar nas praças, nas ruas, divulgando o nosso trabalho que está disponível para a população que precisa. A arte e a cultura fazem parte da construção de um ambiente de saúde mental. É preciso firmar os princípios da reforma psiquiátrica, cuidar da liberdade de expressão e dos direitos à cidadania. – Citou Juliana Morená Abreu, psicóloga e coordenadora do laboratório de saúde mental da Policlínica Rodolpho Rocco.

Na praça, algumas arteiras – senhoras da Oficina Terapêutica de Crochê da CF Bibi Vogel, que funciona toda quarta e sexta – expunham seus trabalhos, com destaque para o Amigo Lume, polvo de crochê que surgiu, como elemento terapêutico, na Irlanda, para acalentar as crianças prematuras. As arteiras, para o inverno, já estão fabricando toucas para serem doadas a asilos e hospitais.

– Apesar dos conflitos recentes na região e as adversidades, mantemos a programação para este ato da luta antimanicomial, sendo que o dia comemorativo foi 18 de maio. Queremos agradecer aos jovens da Orquestra da Associação de Músicos pelo Brasil, e aos amigos do Coral Torquato Neto que se apresentaram. – Agradeceu o psicólogo (NASF-AB), José Leonardo, da CF Bibi Vogel e Sergio Nicolau Amin.

Rolar para cima