Foi lançado pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, da Prefeitura do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (15/06), no Super Centro Carioca de Saúde, o projeto Gerando o Futuro.
Na abertura, o diretor do Super Centro, Alexandre Modesto, apresentou o maior complexo de saúde pública da América Latina, para as futuras mamães e seus acompanhantes.
O diretor destacou, ainda, que as secretarias municipais trabalham de forma cooperativa, tanto que o lançamento do curso, que é da Secretaria da Mulher, está sendo feito em instalações da Secretaria Municipal de Saúde.
A Secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, explicou o projeto aos presentes.
– Nosso projeto Gerando o Futuro é para as gestantes cariocas. Pensar em políticas públicas para as mães cariocas é pensar no presente e no futuro da nossa cidade. Queremos um futuro com dignidade, segurança, acolhimento e respeito. – Disse a secretária.
– É impossível gerar esse futuro sem parcerias e a Secretaria de Saúde é fundamental. A prefeitura é um organismo vivo e está o tempo todo pensando em soluções para garantir a dignidade do povo carioca. – Citou, ainda, Joyce.
O Projeto Gerando o Futuro irá acompanhar as gestantes, investindo em políticas públicas e no que for necessário, para a dignidade da mamãe e do bebê. Outro dado importante é que o programa também tem o objetivo de combater a violência contra a mulher.
A primeira turma será composta por 65 gestantes, que serão acompanhadas, de perto, pela Secretaria da Mulher. Sendo 25 mulheres da Casa da Mulher Carioca em Madureira, 25 mulheres da Casa de Realengo e 15 mulheres da Casa da Gamboa.
O Secretário de Saúde, Daniel Soranz, também participou do lançamento, garantindo a participação da Saúde no projeto.
– Cada uma de vocês, gestantes, têm uma unidade de saúde de referência, onde estão fazendo o pré-natal. Não deixem de fazer o acompanhamento. Aproveitem a oportunidade do Gerando o Futuro, que com certeza, irá mudar a vida de vocês. Este é o início de um grande programa. – Declarou Soranz.