Com o tema “Diálogos em Rede: participação social e comunicação em saúde”, o 7º Ciclo de Debates da SUBPAV (Subsecretaria de Promoção da Saúde Atenção Primária e Vigilância de Saúde) destacou o podcast “Talk Saúde” da CF Izabel dos Santos, do Engenho Novo.
Foi uma tarde de trocas de experiências em comunicação eficiente. O evento teve como apresentadora Paula Fiorito, coordenadora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e foi realizado ontem (12/07), no Clube de Engenharia, no Centro do Rio.
– Estamos construindo juntos uma saúde melhor para a população. Todos aqui têm orgulho do sistema (SUS) em que trabalha, porque o SUS segue transformando a vida das pessoas na cidade. – Citou Paula Fiorito.
Em 2024, a saúde carioca completará 15 anos de revolução na atenção, com destaque para o lançamento das clínicas da família, dos Programas Academia Carioca e Cegonha Carioca, das UPAs, do enfrentamento à pandemia da covid-19 e da inauguração do Super Centro Carioca de Saúde.
A apresentação foi para um público formado, em sua maioria, por técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
De 2021 a 2023, as redes sociais da secretaria de saúde atingiram 431 mil seguidores e receberam 27 mil demandas de imprensa, com a publicação de 19 mil peças gráficas.
Os desafios da comunicação, nos tempos de hoje, são muitos, principalmente o combate às fake News, que desinformam a população.
O setor de comunicação da secretaria de saúde fornece mecanismos para ajudar as unidades de saúde a se comunicarem com o público do seu território.
A Clínica da Família Izabel dos Santos foi destaque com o seu podcast, com três episódios disponíveis nas plataformas digitais da unidade. O “Talk Saúde” da clínica tem o objetivo de produzir espaços de diálogo entre a população e a unidade; divulgar e promover informações sobre saúde; trazer temas relevantes para o território; promover e ampliar a educação em saúde e a comunicação popular.
– A ideia do podcast surgiu depois que a gerente da unidade (July Leandro) voltou de um encontro com o secretário de saúde. E pensamos numa forma mais dinâmica de levar as informações, sempre com profissionais de referência para cada assunto, em episódios mensais. – explicou o enfermeiro Guilherme Cardoso, um dos idealizadores do podcast.