A equipe de manutenção, em especial os profissionais gasistas, do Hospital Getulio Vargas Filho, o Getulinho, participaram, na sexta-feira (21/07), de treinamento sobre procedimentos operacionais da central líquida (tanque de oxigênio) e das centrais de backup e gasosa (óxido nitroso). O primeiro ponto abordado tratou da segurança pessoal e operacional, item de suma importância e que foi demonstrada “in loco”. Foi dada atenção aos procedimentos adequados alinhados com o conhecimento técnico das válvulas e leituras dos diversos manômetros. Tais conhecimentos ajudam na eficiência e segurança nas rotinas do dia a dia no manejo do tanque criogênico, responsável pelo fornecimento de oxigênio para os mais de 50 leitos pediátricos.
Em seguida, foi a vez das centrais de backup de oxigênio e ar sintético medicinal, responsáveis pelo fornecimento em caso de descontinuidade operacional dos tanques e compressores. Instruções sobre a central gasosa, onde é fornecido o óxido nitroso – usado no centro cirúrgico – também foram abordados.
As instruções foram repassadas por Ito Rosa, técnico da empresa que fornece os serviços. Segundo Irapuan Ramos, coordenador de infraestrutura do Hospital, a iniciativa busca agregar qualidade e agilidades ao atendimento, garantindo segurança na prestação do cuidado final.