Com um lago para pescaria e barracas, o amplo jardim do Hospital Municipal Raphael de Paula Souza foi o local para a festividade junina dos funcionários, nos dias 01 a 04 de agosto.
O tema foi o Arraiá da Segurança do Paciente, num trabalho conjunto da Comissão da Segurança do Paciente e da Educação Permanente do hospital.
A brincadeira das barracas consistia em acertar as seis metas da segurança dos pacientes, que são: meta 1 – identificação do paciente; meta 2 – comunicação efetiva; meta 3 – medicação segura; meta 4 – cirurgia segura; meta 5 – prevenção e controle de infecção hospitalar; meta 6 – prevenção de lesão por pressão e queda. E Quem participava das brincadeiras e acertava o “quizz” das metas, ganhava prenda.
Participando na barraca das argolas, a técnica de enfermagem Letícia Vaz foi perguntada, por Emanuele Barbosa, Coordenadora de Educação Permanente, quais eram as medidas realizadas no leito do paciente para prevenir as quedas.
– Levantar as grades e baixar a cama. E também travar a cama! Já ia esquecendo! – Respondeu, confiante, a técnica Letícia.
Quem também fez questão de participar foi a assistente social Nancy Chagas, do ambulatório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga – Fiocruz, ao lado do Hospital Raphael e centro de estudo e pesquisa para o tratamento de tuberculose resistente e de intercorrência mais grave.
– Estava de passagem e decidi participar. Achei a ideia muito boa. É uma forma lúdica de festejar e levar conhecimento. – Parabenizou a assistente social. Nancy também lembrou que estamos na Semana Municipal da Tuberculose no Rio de Janeiro.