Novembro Roxo: I Semana da prematuridade HMAR
Em todo o mundo, novembro é conhecido como o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, também conhecido como “Novembro Roxo”. A cor roxa simboliza a sensibilidade e individualidade, que são características muito presentes em bebês prematuros. Nesse contexto, o Hospital e Maternidade Angra dos Reis, o HMAR, promoveu durante os dias 13 a 17/11 uma semana de eventos, palestras e atividades em alusão ao tema.
Patrícia Neves, diretora executiva do HMAR, destaca a importância da organização da instituição para acolher e atender os bebês prematuros e suas famílias: “é uma responsabilidade muito grande estarmos aqui falando de vidas, de bebês, de mães e de famílias. Quando participamos desses momentos, precisamos conhecer o ser humano em sua essência e condicionar o hospital para recebê-los, buscando meios que busquem alinhar desde a recepção até o corpo médico.”
O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008. A data foi escolhida com um propósito importante: conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias. É uma oportunidade para destacar a importância da prevenção e cuidados adequados para garantir a saúde e o bem-estar desses pequenos grandes heróis.
“A cada dia foi um obstáculo novo. Quando me perguntavam sobre ela, falava que tinha uma pequena guerreira no hospital. Nós como mães sofremos, mas quem realmente luta são eles, nossos bebês prematuros.” Relata Luíza da Costa, mamãe da pequena Aghata.
Além dos eventos, palestras e atividades na maternidade, os bebês prematuros da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do HMAR receberam fantasias de Batman, Capitão América, Mulher Gavião e Mulher Maravilha. Esses pequenos heróis, que lutam bravamente dia após dia são vestidos com as roupinhas como uma forma de reconhecimento e acolhimento na unidade.
As fantasias são confeccionadas especialmente para os recém-nascidos prematuros, que muitas vezes precisam ficar internados por longos períodos. Além de deixar os bebês como grandes super-heróis, elas também ajudam a criar um ambiente mais alegre e descontraído. Essa iniciativa foi proporcionada pelos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na unidade neonatal do Hospital e Maternidade Angra dos Reis.
“A equipe HMAR entende a luta desses bebês pela vida. Entende a importância de cada mãe levar esse bebê pra casa. Por isso, entregamos nosso melhor para cada uma sair com o seu bebê no colo. Nesse sentido, o mês da prematuridade levanta essa bandeira da importância de cuidar da gestante, cuidar das mães e dos bebês de unidades intensivas neonatais.” Destaca Maria Cavalcante, diretora de enfermagem do HMAR. Ainda nesse contexto, Marcos Rocha, diretor técnico complementa: “Percebemos que com ações como essa recebemos a garantia de estarmos no caminho certo, além disso, temos equipamentos e equipe preparados para receber e acolher mães e bebês que necessitam de cuidado em nossa unidade.”