Semana passada, uma equipe de profissionais do Hospital Getulio Vargas Filho, em Niterói, circulou pelos setores da unidade instruindo sobre a saúde do homem e o câncer de próstata dentro da programação do Novembro Azul. Durante a ação no hospital pediátrico foi realizado um quiz de mitos e verdades e os participantes receberam lembranças pelo mês comemorativo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que em 2023 serão diagnosticados cerca de 71 mil novos casos de câncer de próstata no país. A Sociedade também lembra que, quando diagnosticada precocemente, a doença tem cerca de 90% de chances de cura. Os dados indicam também que 1 em cada 6 homens vai ter câncer de próstata.
Além das explanações sobre sintomas, o tabu com o exame de toque, as formas de tratamento e os direitos do portador, o tema da saúde sexual também foi muito trabalhado.
A ideia é reforçar que o homem deve procurar mais os dispositivos de saúde de forma preventiva – já que estudos indicam que esta população recorre menos aos serviços do que as mulheres. Além disso, a ação visou desmistificar a visão machista de “homem viril” que se impõe na sociedade, afastando-o do autocuidado.
A recepção das instruções foi entusiasmada – muita gente participou trocando informações e contando casos envolvendo os temas. Teve aqueles que relataram como o câncer de próstata atingiu familiares; da relutância de muitos irem procurar os testes rápidos para detectar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); e receberam instruções de como a mulher deve utilizar a camisinha feminina, contribuindo para a saúde sexual do casal. Temas que serão reforçados nas atividades do Dezembro Vermelho, mês destinado à prevenção do HIV.
“Cultivar o autocuidado dentro do hospital, incentivando aqueles que cuidam dos outros a também se cuidarem é essencial na rotina de uma unidade de saúde. Assim, o Getulinho está inserido na lógica da prevenção característica desse mês comemorativo tão importante que é o Novembro Azul”, afirma a diretora da unidade, Elaine López.
Quiz – Algumas das perguntas e respostas trabalhadas na dinâmica do grupo:
– Com que idade é recomendável realizar o exame de câncer de próstata?
Resposta: 45 anos. Mas se há histórico familiar da doença, deve-se fazer a partir dos 40 anos.
– Quais direitos o portador de câncer de próstata pode ter?
Resposta: Benefícios previdenciários; saque de FGTS/PIS/PASEP; isenção de Imposto de Renda; e medicamentos gratuitos.
– Sexo vaginal depois do sexo anal é recomendável?
Resposta: Não. Como a região pode ter bactérias, vírus e parasitas, é perigoso o contato do pênis na vagina após o coito anal. No uso da camisinha é recomendável trocá-la se for praticar os dois tipos de relação.