O Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, esteve presente no II Simpósio de Urgência e Emergência Pediátricas da Universidade Federal Fluminense (UFF) que ocorreu no dia 19 de abril. O evento reuniu profissionais de saúde, professores, acadêmicos de medicina e de enfermagem, residentes e pós-graduandos na união entre conhecimento, prática e ciência nas áreas de neonatologia, infância e adolescência.
Responsável técnica da enfermagem do Getulinho, Marcela Coelho, trabalhou de moderadora do módulo infantil, tratando também do papel do enfermeiro e da equipe de enfermagem no atendimento à criança.
No tema do manejo da criança com dengue, Julienne Martins, pediatra e diretora técnico assistencial da unidade, tratou em aula prática da conduta com o paciente com essa arbovirose. Julienne trabalhou desde a identificação a partir da suspeita clínica até o tratamento, analisando a gravidade da doença em seus 4 níveis (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
Completando, o pediatra coordenador da emergência do hospital, Alexandre Galvão, expôs sobre as especificidades de atenção para a criança politraumatizada, ou seja, que sofre múltiplas lesões causadas por forças de natureza externa, como impacto e queimaduras. O diagnóstico precoce e o tratamento efetivo de hemorragias são algumas das estratégias fundamentais para melhor atender a criança.
“Esse evento contribui imensamente para nosso crescimento profissional e a troca de experiências”, sintetizou Marcela Coelho.