Em comemoração ao Dia das Mães, nesta última quinta-feira (09/05), a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Luiza Olindina da Silva Alves, na Praia do Retiro em Angra dos Reis, recebeu familiares dos internos para um café da tarde em comemoração ao Dia das Mães.
Foi um momento para as famílias visitarem seus residentes na instituição, acompanhar a evolução dos internos e trocar informações com o corpo técnico.
Sávio Tenório, de 62 anos, sobrinho da interna Benedicta, era só elogios: “Minha tia é como uma mãe pra mim. Ajudou a criar eu e meus dois irmãos mais velhos. Infelizmente, ela tem Alzheimer. Estou maravilhado, não só com a estrutura, mas com o atendimento e carinho dado a minha tia. Ela é outra pessoa. Está calma, tranquila e paciente. Aqui foi uma das melhores coisas que fizeram para os idosos. Aqui em Angra, funciona!”.
A enfermeira do ILPI, Stefani Vieira Moretta, está encantada em trabalhar com idosos. Esta é a primeira experiência dela neste tipo de lar. “O ILPI é completamente diferente de um ambiente hospitalar, onde há grande rotatividade de pacientes. Aqui, a gente cria um relacionamento com os internos. Estamos o tempo todo acompanhando a evolução deles, por exemplo, uns que não andavam, agora andam; outros não conseguiam comer sozinhos, agora comem. Nestes dias especiais, para alguns não têm família, nós somos a família deles. Todos ficam felizes, pois não é abrigo. Aqui é a casa deles”. Declarou, emocionada, a enfermeira.
A médica Viviane Bogado, que recentemente iniciou trabalho no ILPI, era só elogios à instituição. “A equipe do ILPI é incrível. Tratam todos com muito amor. A gente vê a felicidade dos internos, só no olhar. Tenho muito orgulho de estar aqui”.