O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI) esteve presente ontem (15/05), no Centro Carioca de Especialidades do Super Centro em Benfica, da 1ª Semana da Enfermagem no Super Centro Carioca de Saúde.
O PADI apresentou o trabalho incrível de promover a integralidade da assistência; atua em cuidados paliativos; permite que paciente e cuidador participem do processo de cuidado; promove a comunicação compassiva; e torna o paciente o protagonista de sua história de tratamento.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS – 2002)), os cuidados paliativos se tornaram essenciais para garantir conforto e qualidade de vida durante doenças graves ou terminais. Para que a atividade seja eficaz, deve-se ter equipe multidisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, diante de doença que ameaça a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, com avaliação impecável e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
As equipes do PADI podem atuar em alguns tratamentos, como os parenterais, em terapias infusionais, em curativos complexos, com antibioticoterapia e incentivar a participação da família no processo de tratamento.
“O protagonismo das equipes de enfermagem no PADI é fundamental para o atendimento e tratamento domiciliar, buscando cuidados de qualidade aos pacientes com foco na promoção de qualidade de vida”. Declarou, Viviane Oliveira, supervisora PADI Hospital Albert Schweitzer, de Realengo.