Sábado, Dia D de Vacinação

Foi no último sábado (08/06), a data escolhida para uma grande vacinação em comemoração ao Dia da Imunização, dia 9 de junho. Todas as unidades primárias de saúde da cidade Rio de Janeiro funcionaram das 8 às 17 horas, além de outros pontos de vacinação que ofereceram atualização da caderneta de vacinação (bebês menores de 1 ano) e doses da Poliomielite para crianças de 1 a 4 anos; vacina contra a gripe (Influenza); e da covid-19 (cepa XBB) para maiores de 60 anos e maiores de 18 anos com laudo de comorbidade.  

A auxiliar administrativa Priscila Santana, moradora de Pilares, as campanhas no sábado são excelentes para quem trabalha: “Só assim consigo trazer meu filho Pedro Lucas, de 4 anos, para ser vacinado. Ele veio todo feliz para ver o Zé Gotinha”. Priscila e Pedro Lucas foram os primeiros atendidos na Clínica da Família Luiz Célio Pereira, na Abolição.

Para o participante do Programa Academia Carioca, José Clóvis Carolino, de 73 anos, sábado também é dia de atividades, aluno do profissional de Educação Física Leonan, compareceu para receber a dose contra a covid-19. “Venho toda segunda, quarta e sexta na Academia, mas esperei sábado para tomar a dose, para dar o exemplo pra moçada”. Disse sorridente, José Clóvis.

O Norteshopping também tem um ponto de vacinação, que vem aplicando muitas doses, principalmente para as pessoas que vão às compras e ao lazer no shopping. Para o aposentado, Valdir Pires, de 68 anos, morador da Vila da Penha, a ideia do ponto de vacinação no shopping é ótima. “Fiquei sabendo da vacinação aqui pela televisão. Tomei a dose contra a covid e também da antitetânica”. Disse Valdir, aguardando a esposa que estava numa loja próxima.

Algumas unidades de saúde ofereceram, além dos imunizantes, palestras educativas, avaliação bucal e até atividades para crianças como brincadeiras e cinema com pipoca.

Rolar para cima