Profissionais de várias áreas do Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca, o HMAR, participaram da II Jornada de Hotelaria Hospitalar, que aconteceu na última sexta-feira (09/08), no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
Muitas pessoas desconhecem o serviço de hotelaria nos hospitais, que consiste em transporte, enxoval, lavanderia, higienização, nutrição, com interação de vários setores das unidades hospitalares e até com pacientes e acompanhantes, sempre destacando os três pilares deste serviço: servir, conectar e acolher. A hotelaria hospitalar veio para somar junto com as equipes multidisciplinares de saúde, dar acolhimento e rapidez nos serviços.
Durante a II Jornada, houve a apresentação de sistemas de gestão de hotelaria, com as últimas novidades tecnológicas e exposição de fornecedores para o setor.
O evento contou com a presença de várias autoridades como Flávia Fávaro, presidente da Sociedade de Hotelaria Hospitalar do Estado do Rio de Janeiro, e Raquel Masseron, nutricionista e presidente da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar do Distrito Federal.
“A hotelaria hospitalar tem um pouco mais de uma década. Surgiu para transformar o frio ambiente hospitalar, num local mais acolhedor e mais humano. A hotelaria passa por todos os setores do hospital, veio para contribuir na gestão e está em hospitais privados e públicos”. Declarou Adriana Guimarães, gerente de Hotelaria do HMAR.
A diretora executiva do HMAR, a médica Patrícia Neves, declarou seu orgulho em ter um ótimo serviço de hotelaria: “Desde o início do HMAR, demos prioridade ao setor de hotelaria. Ele é um elo entre o serviço administrativo, serviços de apoio e equipe técnica. Andando todos juntos, conseguimos transformar o HMAR neste excelente hospital maternidade”.