A psicologia hospitalar é o campo de estudo e tratamento dos aspectos psicológicos relacionados ao adoecimento. A atuação do psicólogo hospitalar é importante porque a dimensão psicológica está presente no processo de adoecimento e na vivência da internação hospitalar. O psicólogo hospitalar trabalha apoiando os pacientes e familiares a lidar com a situação da enfermidade.
As suas funções incluem: ajudar o paciente a enfrentar diagnósticos e procedimentos; preparar o paciente para lidar com novas rotinas e práticas; e prevenir a evolução de problemas psicológicos.
A psicologia hospitalar considera o ser humano em sua globalidade, com seus direitos definidos e respeitados. A psicologia integra a equipe multiprofissional, atuando, portanto, na promoção da saúde, prevenção e terapias específicas de sua área de atuação. São essenciais ao cuidado em saúde com qualidade e integralidade.
Dia 27 de agosto foi o Dia do Psicólogo(a). Parabéns a todos os profissionais da área, em especial a Lucia Moret, a Susie Barcellos , a Camila Rossetto e Clarice Cunha por sempre oferecer suporte psicológico aos pequenos e suas famílias, ajudando a lidar com o estresse, a ansiedade, a dor e o medo associados à hospitalização e doenças.
Lembrando, ainda, da atuação fundamental dos psicólogos no mês que se inicia, o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Em qualquer ambiente hospitalar é uma oportunidade importante para aumentar a conscientização e promover a saúde mental, principalmente dos profissionais de saúde.