Hoje, dia 07 de setembro, também é dia de comemorar a primeira participação dos idosos da Instituição de Longa Permanência para Idosos Luiza Olindina da Silva Alves (ILPI), de Angra dos Reis, no desfile cívico da cidade.
Cerca de 20 idosos desfilaram com seus cuidadores pela Av. Júlio Maria, no Centro. O tempo estava bom e os idosos estavam felizes, principalmente porque seus familiares foram prestigiar o desfile.
Seu José Bezerra de Melo, de 70 anos, estava muito alinhado, usando uma gravata para a ocasião e disse emocionado: “Agradeço a Deus por ter me colocado num lar tão maravilhoso. Quando cheguei, fui acolhido com o maior carinho e respeito. Temos médico e enfermeiro à disposição. Eu falo para os demais e para os cuidadores que tenho uma vida de rei, nessa altura da vida…”
A diretora da unidade e assistente social, Vanessa Fonseca, era só orgulho. “O desejo de participar do desfile partiu dos próprios idosos. Alguns não tiveram a oportunidade de desfilar no 7 de Setembro na infância ou na adolescência. Levei a proposta para a secretaria responsável, que prontamente acolheu a ideia”.
“Esse resgate da cidadania, é importantíssimo para a questão psicossocial dos nossos idosos. Eles se transformam quando voltam à integridade social. Ficam alegres revendo pessoas e participando de momentos históricos da cidade. Rever jovens, crianças e familiares, melhora o lado cognitivo, principalmente para os que têm Alzheimer”. Esclareceu a psicóloga da ILPI, Silvanira Santos.