A Área de Planejamento 3.2 ganha mais uma unidade de saúde, o CMS Eliza Abrantes

Um novo Centro Municipal de Saúde foi inaugurado hoje (03/04), no Lins de Vasconcelos, próximo ao Hospital Maternidade Carmela Dutra.

O CMS Eliza Abrantes é uma homenagem à agente de endemias que partiu precocemente, no ano passado. Para a cerimônia de inauguração, cerca de 50 agentes – a Onda Azul como são carinhosamente conhecidos – compareceram para prestigiar a nova unidade, que atenderá 15 mil usuários do SUS do Complexo do Lins.

Além de familiares da Eliza Abrantes, estiveram na unidade, na manhã de hoje, o Secretário de Saúde Daniel Soranz, o Subsecretário Executivo Rodrigo Prado, o Subsecretário de Atenção Primária Renato Cony, vereadores e equipe da CAP 3.2.

“Trabalhar para o Sistema Único de Saúde é trabalhar para construir uma sociedade melhor. O sistema é jovem (o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira) e precisa ser aprimorado sempre. Cada um de nós pode e deve contribuir. Tenho muito orgulho de estar aqui e homenageando a Eliza, uma agente da Vigilância em Saúde que lutou muito para entregar um SUS melhor para os usuários”. Comentou o secretário, Daniel Soranz.

O secretário ainda falou que o SUS tem a obrigação de dar qualidade de vida às pessoas, e o Programa Seguir em Frente oferece para as pessoas em situação de rua, a oportunidade de se reerguer. Durante as obras do CMS Eliza Abrantes, cerca de 20 voluntários da Residência e Unidade de Acolhimento Dona Ivone Lara, de Cascadura, trabalharam na reforma da unidade, como foi o caso do André da Conceição Santana que conseguiu ser efetivado numa das empresas contratadas. “Estou muito feliz com esta oportunidade. Nunca pensei em sair das ruas e trabalhar numa unidade de saúde da prefeitura. Durante a obra, 12 voluntários se revezavam por dia, distribuídos pelo setor de obra e limpeza. Já estou escalado para outra reforma no bairro do Maracanã”. Disse André, muito empolgado.

O CMS Eliza Abrantes terá cinco equipes para atendimento nas áreas Boca do Mato, Lins Imperial, Vilela Tavares e Sincorá. A recepcionista Débora Ferreira Pereira, de 32 anos, trouxe o pai, morador da Boca do Mato. “É a primeira vez que venho aqui e reparei que a clínica foi toda reformada. Meu pai tem 67 anos, mas é analfabeto e precisa da minha ajuda. Nós dependemos do SUS. Meu filho foi operado de apendicite no Hospital Souza Aguiar, ano passado, e foi muito bem atendido”.

A recém nomeada gerente da unidade, Gabriela Delpino, estava à frente da organização da unidade. “Minha expectativa em realizar um bom trabalho está altíssima, como moradora da área é uma honra participar da inauguração e levar saúde para essa população que tanto precisa”, disse Gabriela, sorrindo e cumprimentado a todos. 

Rolar para cima