No último dia 30/01, a Instituição de Longa Permanência para Idosos Luiza Olindina da Silva Alves completou um ano. O equipamento, localizado no Bairro do Retiro em Angra dos Reis, pertence à Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e tem 25 residentes, sendo 10 mulheres e 15 homens.
A comemoração teve a presença do secretário de governo Vítor Simões, de Inclusão Social e Diversidade, o Pastor Leonardo Nascimento, dos vereadores Jane Veiga e Kelven da Saúde, além da secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.
“Uma instituição de longa permanência é muito mais que abrigar, é dar dignidade para os idosos e a gente fazem isso e muito bem. Parabéns a todos os profissionais envolvidos, aos administrativos, à direção, aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, cuidadores, ao pessoal de limpeza e da cozinha, à direção, enfim, a todos que trabalham com carinho com os nossos acolhidos. Em menos de um ano, a ILPI já é referência no Estado do Rio de Janeiro, se destacando entre os 92 munícipios”. Informou a secretária Thaísa.
Margarete Assad, de 45 anos, é uma das colaboradoras da ILPI e atua como professora alfabetizadora: “Trabalho na área da Educação há mais de 20 anos, é a primeira vez com idosos. É uma experiência única e desafiadora. Cada dia é um aprendizado diferente. Tenho que fazer um trabalho diferenciado para cada residente, de acordo com as suas necessidades e níveis de educação, alguns têm baixa mobilidade. É desafiador, mas gratificante. Dá uma leveza na alma”. Disse a professora.
Para a direção da unidade, cada residente tem que ser tratado como um familiar dos funcionários. E isso tem feito toda a diferença, com transparência e responsabilidade operacional.