A prestação de contas dos indicadores na AP 3.2 iniciou-se no dia 07/08 e vai até 07/11/2023.
É muito bom ver como a Clínica da Família Carioca, em relação a 2022, melhorou o desempenho, conforme dados apresentados na accountability 2023, ontem (21/08), apesar da clínica ficar em área de constante conflito e de alagamentos.
Destaque para o percentual de atualização de cartão de vacinação de crianças de até 2 anos, que no primeiro semestre de 2022 era de 84,49% indo para 94,84%, no primeiro semestre de 2023. Já com a atualização das vacinas de crianças até 6 anos, o salto é ainda maior: de 59,94% para 98,13%.
A CF Carioca tem 11 anos e, como estratégia de saúde da família, tem o território separado em três áreas de atuação: Itapuã, Mogi Mirim e Bergamo. A maioria dos profissionais estão há mais de cinco anos na unidade, que é campo de estágio em medicina da Superintendência de Serviços Médicos (SUSEME), recebe internos de medicina da UNIRIO e acadêmicos de Nutrição da UERJ.
– A Carioca tem colegiado gestor itinerante no território. Estamos trabalhando na promoção e divulgação em saúde sobre a tuberculose, que é uma questão relevante no Rio de Janeiro. A unidade atende uma população estimada em 14 mil pessoas. – Informou a gerente de serviços em saúde da unidade, Flavia Regina.
Outro destaque importante é o projeto Farmaco Carioca desenvolvido pela unidade, reconhecendo a baixa escolaridade da população que dificulta o entendimento do uso de medicamentos. Para isso foi criada uma comunicação através de adesivos colados nos frascos dos remédios pelo farmacêutico Rafael Mariano.
A unidade sabe das dificuldades e oferece apoio à população. As enfermeiras também citaram que com a troca na distribuição de insulina de frasco pela caneta de aplicação, os usuários precisaram de um apoio maior e instrução de uso.