Após um ano de funcionamento, foi realizado na tarde do dia 14/11 o primeiro accountability do mais moderno complexo de saúde pública da América latina, o Super Centro Carioca de Saúde.
Além do coordenador da unidade, Alexandre Modesto, e da enfermeira Aline Chaves da Secretaria Municipal de Saúde, equipes técnicas dos três centros estiveram presentes.
A avaliação dos resultados de funcionamento começou com o CCD (Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem), seguido pelo CCE (Centro Carioca de Especialidades) e CCO (Centro Carioca do Olho).
O momento do accountability é, principalmente, para rever dados, celebrar resultados e colher informações para o planejamento de 2024, das unidades de saúde.
Umas das metas estabelecidas pelo Super Centro é estreitar a comunicação com a Atenção Primária e solucionar o absenteísmo (ausência dos pacientes marcados).
Grandes desafios geram grandes responsabilidades. O Super Centro Carioca é um projeto único no país que faz grande diferença na saúde pública carioca. Só para ter ideia o CCD responde por 90% dos serviços públicos de imagem da cidade. O CCE tem o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) que mais atende e o mais avançado do país, superando as outras 18 unidades do município. E o CCO tem um dos mais modernos centros cirúrgicos oftalmológicos, capaz de cirurgias como a correção do Glaucoma.
“A infraestrutura do Super Centro Carioca faz toda a diferença nos resultados. Mas temos aqui, também, engajamento, organização e planejamento. Hoje conseguimos olhar para cada especialidade, a que tem mais procura, ou a que a fila do Sisreg está mais confortável, e planejar a oferta dos serviços mais de acordo.” Declarou Alexandre Modesto.