O Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca, durante o mês de setembro, vem realizando atividades que buscam o cuidado da saúde mental dos colaboradores da unidade.
Questões como ansiedade, depressão e agressividade no ambiente de trabalho podem afetar a vida social e familiar das pessoas, independentemente de idade, gênero ou classe social. Aumentar a conscientização sobre os sinais de alerta é crucial para que amigos e familiares possam identificar e ajudar.
Através de palestras, workshops e materiais informativos, o Setembro Amarelo fornece informações sobre como identificar sinais de sofrimento emocional e como agir diante deles, promovendo a empatia e a solidariedade.
“A rotina da gente, no trabalho, é muito intensa e acabamos negligenciando um possível pedido de ajuda. Não conseguimos parar para falar dos nossos problemas. Sempre tem um amigo de trabalho mais próximo que pode nos ajudar. E todos nós temos que ficar atentos aos sinais no ambiente de trabalho ou em casa. Viajar, passear é terapêutico, mas não é terapia. Procure um profissional da área de psicologia para uma orientação mais adequada”. Disse a psicóloga do HMAR, Lohana Soares, que está sempre à disposição para ouvir e ajudar.
O Setembro Amarelo é fundamental para promover a saúde mental, reduzir o estigma associado ao suicídio e incentivar o diálogo e a empatia, criando um ambiente mais acolhedor para aqueles que estão enfrentando dificuldades emocionais.