O Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca ganhou um hospital da mulher, com um novo centro cirúrgico para pequenas, médias e grandes cirurgias; um local exclusivo para coleta de leite humano; uma área de imagem com ultrassonografia e até mamógrafo; muitos consultórios para atendimento ambulatorial; e um belo jardim vertical. Ainda está no projeto um auditório e uma casa da mãe, puérperas e gestante, com dez leitos, para aquela mulher que por algum motivo clínico, dela ou do bebê, ou por motivos sociais necessite permanecer no hospital.
O HMulher (Hospital da Mulher Angra dos Reis), além de equipamentos modernos e instalações bem confortáveis, terá uma inteligência artificial no acolhimento: a Blue, um robô que responde a curiosidades sobre o HMAR e informa a localização dos serviços da unidade.
A reforma no HMAR para a instalação do HMulher demandou refazer a estrutura de sustentação, com vigas de aço na antiga construção de cerca de 200 anos.
Estiveram presentes além dos colaboradores do Instituto Ideias, autoridades locais como vereadores, secretários, a deputada estadual Célia Jordão e o prefeito Fernando Jordão.
Um momento emocionante foi a presença da senhora Maria Helena Campos da Fonseca, viúva do Dr. Érico da Fonseca, que dá o nome ao hospital.
Vale dizer que o hospital (HMAR) atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e já vem se destacando como o equipamento de saúde pública de Angra dos Reis melhor avaliado.
“Esse hospital da mulher é um marco para a saúde de Angra dos Reis. As mulheres não precisarão mais se deslocar para outras cidades para cuidar da sua saúde integralmente. Não posso deixar de destacar o empenho dos nossos colaboradores que trabalharam incansavelmente para que hospital da mulher acontecesse”, disse a doutora Patrícia Neves, que além de diretora executiva do HMAR, é pediatra e Tenente-coronel médica do Corpo de bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
O prefeito Fernando Jordão lembrou que a maternidade foi municipalizada e que hoje é exemplo de unidade de saúde. “Fico muito feliz pela inauguração. Acompanhei de perto toda a obra. Ainda temos novas inaugurações pela frente, como a Casa Mãe e dois CTIs infantis. Não posso deixar de citar que esse novo hospital da mulher tem na direção uma mulher, e teve uma engenheira comandando as obras. Acho, realmente, que o mundo está nas mãos competentes das mulheres”. Disse sorrindo o prefeito para a sua primeira dama.