Um novo espaço público da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania foi inaugurado, ontem (30/01) na cidade de Angra dos Reis, a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Luiza Olindina de Silva Alves, localizado no bairro Retiro.
O evento contou com a presença de ilustres autoridades, incluindo o prefeito Fernando Jordão, a deputada estadual Célia Jordão, o secretário de Governo e Relações Institucionais Claudio Ferreti, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania Thaísa Bedê, o secretário responsável pela obra, Alan Bernardo, demais secretários, além dos vereadores Jane Veiga, Titi Brasil, Luciana Valverde, Jorginho Brum, Jorge Eduardo Mascote e Vereador Branco.
Em um evento marcante, a instituição se destaca por oferecer 20 vagas distribuídas em 5 quartos, sendo 2 femininos e 3 masculinos, cada um equipado com 4 camas e um banheiro privativo.
A estrutura da ILPI abrange ainda 3 banheiros externos, uma cozinha totalmente equipada, dispensa, vestiários feminino e masculino, rouparia, lavanderia, almoxarifado, e uma sala especial para o descarte adequado de resíduos médicos (DML). O compromisso com a saúde e o bem-estar dos residentes é evidenciado pela presença de uma sala de fisioterapia, sala de atendimento médico e uma sala de descanso para os funcionários.
A instituição também prioriza a inclusão digital, contando com uma sala de TI e outra dedicada à informática. O espaço destinado ao lazer e convivência dos idosos inclui uma sala de estar acolhedora, um refeitório amplo para as refeições em conjunto e uma generosa área externa, proporcionando um ambiente arejado e propício para atividades ao ar livre.
A inauguração da ILPI representa um marco significativo para Angra dos Reis, evidenciando a dedicação da cidade em proporcionar um ambiente seguro, confortável e completo para o cuidado de seus idosos.
O prefeito Fernando Jordão destacou a importância da obra, afirmando que será uma das melhores instituições de longa permanência do Brasil.
“A homenagem à nossa querida Luiza Olindina é um marco para a nossa cidade. Estamos proporcionando um espaço digno, lindo, e a prefeitura não mediu esforços para realizar esta obra”, afirmou o prefeito.
A secretária Thaísa Bedê ressaltou que o ILPI do Retiro não é apenas um local de acolhimento, mas também um espaço de respeito às histórias que os idosos carregam consigo. “O novo espaço trará dignidade a essas pessoas”, concluiu a secretária.
A unidade apresenta espaços amplos, bem ventilados, equipados com ar condicionado, ventiladorese televisores. Além disso, o projeto inclui a instalação de uma academia para os acolhidos, que será em uma quadra ao lado da instituição.
Durante o evento, o senhor Francisco Carlos, novo morador da instituição, expressou sua satisfação com o ambiente bem montado e elogiou a obra. Também presente, Luizelia Alves, filha da homenageada, onde destacou a iniciativa e agradeceu a homenagem a sua mãe.
“Estou achando espetacular esta iniciativa. Aliás, fui professora primária e sou enfermeira aposentada da Universidade Federal Fluminense. Os idosos precisam de mais atenção. Há muito descaso com as pessoas neste período de vida. Temos que levar em conta tudo que as pessoas mais velhas contribuíram e vem contribuindo. Estou amando este espaço. Agradeço de coração a homenagem a minha mãe.”
O Instituto Ideias, representado por sua diretora Vanessa Fonseca, está participando da gestão da ILPI. Vanessa, que já coordenou o Serviço Social do Hospital e Maternidade Angra dos Reis, enfatizou o carinho dedicado ao novo desafio.