Atendimento da CF Olga Pereira Pacheco

Sexta-feira (18/02) foi dia de visita ao senhor Salmo Arruda, de 61 anos, paciente da Clínica da Família Olga Pereira Pacheco (AP 3.2), em Piedade.

A equipe é formada pelo médico Raphael Ribeiro, pela enfermeira Virna Soares Fonseca e pela agente comunitária de saúde Bárbara Lucy Mendes da Silva.

– A visita domiciliar é fundamental para o paciente que não consegue acessar a unidade de saúde, como é o caso do senhor Salmo, cadeirante que não faz o uso correto das medicações. Analisando as condições do paciente, há necessidade de atendimento mais especializado. – Constata a enfermeira Virna.

– Quando nossa agente solicitou a visita, constatamos ser um paciente hipertenso, com situação precária de saúde e social. É um deficiente físico grave, com uma patologia neurológica a ser investigada, sendo direcionado à atenção secundária. Nossa equipe vai fazer o suporte clínico e encaminhá-lo para um especialista. – Completou o médico Raphael Ribeiro.

Esse é mais um caso que reflete a importância das Estratégias de Saúde da Família (ESF) que consolidam a atenção básica. São equipes multidisciplinares que vão ao encontro dos pacientes e suas famílias.

Os agentes comunitários de saúde, como a Bárbara, são o elo entre o paciente e as equipes de saúde da atenção primária.

No caso do seu Salmo, a Bárbara foi fundamental para o atendimento. Ela checou as condições de saúde, precariedade dos cuidados e solicitou a presença de uma equipe.

Hoje, a Estratégia Saúde da Família integra o Sistema Único de Saúde (SUS) afim de promover a qualidade de vida da população brasileira, e intervindo nos fatores que colocam a saúde em risco. Também age preventivamente, para garantir soluções antes do agravamento dos casos.

Rolar para cima