Mais um polo para atendimento de pacientes suspeitos de dengue foi inaugurado nesta terça-feira (06/02), em Del Castilho (zona norte), no Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco, anexo à policlínica. Agora já são quatro polos em funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, com capacidade para atender 200 pessoas por dia, de segunda a sábado das 7h às 19h.
O novo polo em Del Castilho, em menos de duas horas de funcionamento, atendeu onze casos suspeitos. Desde o início do ano, já foram registrados exatos 12.300 casos de dengue na cidade. O aumento de casos vem preocupando as autoridades, e devido às recentes chuvas e ao calor, os casos do tipo 1 e 2 estão aumentando.
Os polos têm o objetivo de permanecer com os pacientes até 12 horas, tratando e diminuindo a gravidade dos casos e as internações. Na estrutura instalada do novo polo, tem área para acolhimento, cadastro, classificação de risco, exames e hidratação.
“Estou com muita dor no corpo. Minha vizinha também está com dengue. Não sei se peguei em casa ou no meu trabalho, na Tijuca, porque só eu, na minha família, tive sintomas. Recebi atendimento muito rápido, aqui “. Disse a doméstica Vilma Cruz Pereira, de 44 anos, moradora do bairro e com sintomas há quatro dias.
O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, participou da inauguração do polo em Del Castilho e alertou: “É importante que as pessoas que têm sintomas de dengue procurem logo atendimento. O tratamento precoce adequado e a hidratação podem evitar o agravamento do quadro. Estamos aumentando a capacidade assistencial para o atendimento desse número crescente de casos.”
Sobre a vacinação na cidade, o subsecretário Renato Cony esclareceu sobre o projeto Guaratiba: além da vacinação de crianças de 10 a 14 anos, um público de aproximadamente 20 mil pessoas do bairro, de 20 a 40 anos, também será vacinado para uma pesquisa do comportamento da vacina em adultos.