Com a chegada do inverno, a procura de atendimento para doenças respiratórias aumenta no Getulinho

O Dia Nacional de Controle da Asma, foi na última quarta-feira (21/06), é um dia para alertar sobre as doenças respiratórias. O Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, promoveu atividades educativas para as crianças e seus responsáveis, na área dos ambulatórios.

Os profissionais de saúde da unidade fizeram todos experimentarem brinquedos simples, como língua de sogra, bolhas de sabão e cachimbo com bolinha, como instrumento de exercício respiratório e de fôlego. As crianças adoraram, muitas nem conheciam esses brinquedinhos antigos e simples.

Coincidentemente, também é o início do inverno, e com ele vem as doenças respiratórias, que afetam principalmente as crianças, cujo sistema imunológico ainda é imaturo e em formação.

– Nesta época do ano, as pessoas ficam aglomeradas, em ambientes fechados por causa do frio, com portas e janelas fechadas. Aliás, o ar gelado que entra no nosso organismo agride as mucosas das vias respiratórias, deixando-as irritadas. As crianças alérgicas sofrem bastante, se gripadas, o risco de contaminar outras, na escola, é grande. Pois as crianças gostam de brincar, de interagir próximas e não têm noção dos riscos de contaminação. Por isso, é muito importante estar com as vacinas em dia, principalmente as doses contra a gripe e Covid-19. – Informou Liliane Maria do Nascimento, pneumologista pediátrica do Getulinho.

No inverno, as emergências dos hospitais pediátricos lotam com casos de viroses, otite, pneumonia e crises alérgicas respiratórias.

Rolar para cima