Dezembro Vermelho é um mês de conscientização sobre o vírus HIV/Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Durante o mês de dezembro, diversas atividades são realizadas no HMAR (Hospital e Maternidade Angra dos Reis) sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas doenças. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HMAR desempenhou um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção dessas doenças entre seus colaboradores.
Na última terça (12/12), foram disponibilizados testes rápidos aos funcionários com o intuito de promover a informação e o acesso aos serviços de saúde. A partir disso, é de suma importância que todos se unam nessa luta contra as doenças sexualmente transmissíveis e que sejam tomadas medidas preventivas para garantir a saúde e o bem-estar de todos.
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, não apenas proporcionou acesso fácil aos testes, mas deu ênfase nas orientações e na testagem rápida de livre demanda para o HIV, hepatites e sífilis, além de desempenhar um papel fundamental na educação e conscientização dos colaboradores. A iniciativa não se limitou apenas ao diagnóstico precoce, mas também visou quebrar estigmas e disseminar informações essenciais sobre prevenção e tratamento. Essa atividade teve também participação do Programa IST do município de Angra dos Reis com colaboração da coordenadora e enfermeira Grazielle Torres Mandeli.
“A campanha realizada do Dezembro Vermelho foi uma resposta proativa às necessidades de educação em saúde da equipe hospitalar, reforçando o compromisso da instituição não apenas com a excelência clínica, mas também com o bem-estar de seus profissionais. Essa abordagem evidencia o papel crucial que os hospitais desempenham, não apenas no tratamento de doenças, mas também na promoção da saúde e na prevenção de futuras enfermidades.” Informou Leonardo Melo da Rocha, técnico de enfermagem do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.