Dia D da Vacinação

Neste sábado (30/04), apesar do tempo chuvoso, tivemos o Dia D da Vacinação. Postos de saúde de todo o país funcionaram para aplicar as vacinas tríplice viral (contra o sarampo), a da Covid-19 e da gripe (Influenza).

O dia começou agitado na CMS Dr. Renato Rocco, no Jacaré (zona norte do Rio de Janeiro).

–  Além das vacinas da campanha e de rotina, preparamos a unidade para ofertar avaliação odontológica, coleta de preventivo, colocação de DIU (dispositivo intrauterino) nas pacientes agendadas e avaliação nutricional. – Informou Maria da Glória, enfermeira da CMS Renato Rocco.

Quem chamava atenção na unidade era o pequeno Matheus, de 03 anos, brincando pelos corredores acompanhado da mãe Jéssica Fátima da Silva, promotora de vendas, de 33 anos.

– Trouxe o Matheus para receber a vacina do sarampo e acabamos passando pelo dentista. Agora há pouco, mandei mensagem para o grupo da creche do Matheus, para que outras mães tragam os filhos também. – comentou Jéssica.

Na Clínica da Família Bibi Vogel, à tarde, encontramos o senhor Humberto Teixeira de Assunção, de 77 anos, recebendo no braço a segunda dose de reforço contra a Covid-19. Mesmo sendo comerciante e trabalhando no sábado, correu à clínica para receber a dose.

– Aproveitei que a unidade ainda está aberta. Muito boa a iniciativa da prefeitura. Tem que ter mais campanhas como esta. – Sugeriu senhor Humberto. Hoje as unidades funcionaram das 08 às 17 horas.

A CF Bibi Vogel estava abastecida com as doses contra a covid da Janssen, CoronVac (adulta e pediátrica), AstraZeneca e Pfizer (adulta e pediátrica).

– A chuva está atrapalhando um pouco, mas estamos inserindo DIU nas pacientes agendadas e ofertando atendimento médico. – Esclareceu Jacqueline Araújo, gerente da CF Bibi Vogel.

Outro local com bastante movimento de vacinação, era a unidade montada no Shopping Méier, principalmente na vacinação de crianças.

No Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, a agente comunitária de saúde Maria das Dores ajudava, como escriba, na área de vacinação pediátrica contra a covid. A Pfizer pediátrica é para crianças de 05 a 11 anos e a CoronaVac a partir dos 6 anos: – Até agora, às 14 horas, aplicamos cerca de 40 doses. – Contabilizou Maria das Dores.

As chuvas atrapalharam a programação da Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, segundo seu gerente de serviços de saúde, Douglas Dias, a unidade estava preparada para ter dois pontos de vacinação externos. Mas os outros serviços programados foram ofertados, como: coleta do exame preventivo, acompanhamento e monitoramento das famílias do bolsa família (Família Carioca) e aplicação das vacinas.

Rolar para cima