No último sábado, 12 de outubro, a unidade abriu suas portas em comemoração ao Dia das Crianças, proporcionando momentos de grande emoção para pacientes e familiares. A iniciativa permitiu que as crianças visitassem suas mães internadas, criando encontros repletos de carinho. Além disso, as crianças receberam presentes doados por profissionais da unidade, tornando o dia ainda mais especial. Os pequenos visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer seus irmãos recém-nascidos no próprio hospital.
Viviane Gonçalves, mãe da recém-nascida Laís e do pequeno Kalleo, de 3 anos, compartilhou emocionada sua experiência: “Estava com o coração apertado por não ter conseguido organizar nenhum presente para o Dia das Crianças do meu filho, que está em casa. Então, para mim, foi muito significativo. Estou há cinco dias longe dele, poder vê-lo e abraçá-lo foi um presente e tanto. Isso aqueceu meu coração. Obrigada, de coração.”
A humanização na assistência aos pacientes é um dos pilares do HMAR. Sabemos que o vínculo entre mãe e filho é essencial para a saúde emocional de ambos, proporcionando um ambiente que acolha as famílias de forma sensível e respeitosa.
Essa ação também está em conformidade com a nova Lei 14.950, de 2024, que garante o direito de visitação de crianças e adolescentes às mães ou aos pais internados em instituições de saúde. A lei entrou em vigor recentemente e o HMAR já aderiu a essa medida, reforçando o compromisso com os direitos das famílias e o bem-estar emocional dos pacientes.
“Oferecer oportunidades como esta é uma extensão do nosso compromisso em garantir um cuidado integral às nossas pacientes. Sabemos que momentos de conexão familiar fazem total diferença no período de internação, por isso fazemos questão de comemorar datas como essa,” relata a diretora executiva do HMAR e HMulher, Patrícia Neves.