Com a presença ilustre do Papai Noel e do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, o Hospital e Maternidade Angra dos Reis – Dr. Ércio da Fonseca encerra o ano de 2024 entregando mais uma etapa das obras de melhoria e expansão.
A antiga Santa Casa, que desde 1839 está no endereço atual, foi municipalizada em 2022 pela atual gestão da prefeitura, após passar por diversas dificuldades.
A primeira etapa da obra, com a inauguração do Hospital da Mulher, foi em setembro.
“É muita emoção, como moradora de Angra e profissional da saúde, ver esse investimento no HMAR. Hoje a maternidade está evoluindo, crescendo como uma unidade humanizada. Não é só de infraestrutura, não, hoje todos os enfermeiros obstetras são pós graduados e especializados em assistência à mulher em parto normal”. Declarou aos presentes, Maria Cavalcante, diretora de Enfermagem do HMAR.
“Estamos no caminho certo. Foi uma decisão corajosa municipalizar a Santa Casa. E não atendemos só as mulheres de Angra, não. Vem mulheres da Baixada, da cidade do Rio e de Paraty ganharem bebês aqui. Já somos uma referência”. Informou Fernando Jordão, o prefeito da cidade. “Pra mim é uma honra estar aqui e ver esta unidade totalmente equipada com mamógrafo, tomógrafo e equipamentos de ponta. Não devendo nada, em comparação a uma unidade particular”. Completou o prefeito.
A inauguração contou ainda com uma visita ilustre do Papai Noel visitando funcionários e pacientes, celebrando mais um ano de funcionamento do HMAR.
“Esta é mais uma entrega do nosso compromisso de oferecer uma maternidade de ponta. Agora temos três enfermarias pediátricas, duas enfermarias para cirurgias ginecológicas e centro cirúrgico para pequenas, médias e grandes cirurgias. Mesmo em obras, não paramos os serviços. Esses dois anos do HMAR foram desafiadores, pois antes aqui funcionou o Centro de Referência a Covid-19. E hoje temos vidas nascendo a cada hora”. Declarou a diretora executiva da unidade, Patricia Neves.