Ontem (27/07), o Getulinho homenageou seus médicos em comemoração ao dia do Pediatra. O hospital possui quase 90 pediatras de diferentes especialidades.
O pediatra exerce a medicina do amor: “Eu, pediatra, prometo que dedicarei à Criança minha Ciência, minha Arte e meu Amor. E se Ciência e Arte me faltarem, prometo que meu Amor nunca faltará. Assim prometo” (juramento de Hipócrates).
“A gente resolveu preparar um dia especial para os pediatras do hospital, com o mesmo carinho que eles dedicam aos pacientes. Num momento só deles para relaxar e recarregar as baterias para o dia a dia de atendimento no Getulinho”, disse Juliene Martins Araújo, diretora técnica assistencial do Hospital Getúlio Vargas Filho.
O dia foi comemorado oferecendo aos profissionais médicos Práticas Alternativas e Complementares -PICS. São práticas instituídas no SUS desde 2006 e incluem Acupuntura, Homeopatia, Fitoterapia, Aromaterapia, Meditação, Biodança, Dança Circular, Musicoterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Ozonioterapia e Terapia de Florais, entre outras. Os profissionais puderam aprender um pouco sobre elas e conhecer a oferta existente na rede de Niterói.
As profissionais convidadas Daniele Ribeiro, enfermeira coordenadora da área Técnica das PICS/FMS, Luciana Fernandes, pós doutoranda da UFF em Cuidados em Saúde e Práticas Integrativas e Ana Carolina Valente, enfermeira da Unidade Básica de Saúde Morro do Estado ofereceram Cromoterapia, Reiki e Auriculoterapia, além do massoterapeuta Hugo Luiz Franco Fraga.
A iniciativa foi um sucesso e agradou a todos.
Durante o dia todo, os médicos se revezaram para desfrutar desse momento.
” Eles acolhem e cuidam dos nossos pequenos diariamente. Crianças que vem à emergência, ao ambulatório ou que estão internadas no hospital, estão sempre sob os cuidados de algum profissional médico, nada mais justo de acolher e cuidar um pouquinho deles também no seu dia”, fala Elaine López, diretora executiva do hospital. “É uma forma de agradecer e retribuir a dedicação deles. Pediatria é a medicina com amor! Tenho um orgulho enorme da equipe do Getulinho!”, complementa.