Foi ontem, 31/05, a 29ª edição do Dia Mundial do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática esportiva e atividades físicas.
No Brasil, o evento tem apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Este ano o tema foi “Muito mais que um dia!”
As unidades da atenção primária, da área programática 3.2, realizaram um grande circuito de esportes e de saúde, na Vila Olímpica do Encantado.
Neste ano, grupos escolares também participaram. Três Escolas Municipais (E.M. Honório Gurgel, E.M. Hélio Smidt e E.M. Goiás) estiveram presentes, com mais de 100 pessoas entre alunos, responsáveis e funcionários das escolas.
Além das práticas desportivas tradicionais, também foram oferecidas atividades recreativas incluindo brincadeiras populares como: amarelinha e jogos de tabuleiro. É uma forma de conscientizar, desde a infância, a importância da prática regular de atividade física dentro de um conjunto de hábitos saudáveis.
– Cuidar da criança significa ter um adulto com menos chances de desenvolver doenças ligadas ao sedentarismo. – Citou Marcus Vinícius, apoiador do Programa Academia Carioca da AP 3.2.
– Sou frequentadora da Vila Olímpica e é a primeira vez que participo. Acredito que quando a gente está com o corpo saudável, tudo funciona melhor. Depois da pandemia, estive num quadro de ansiedade. Fiz tratamento e aqui na Vila Olímpica encontrei o apoio que necessitava. Falo com propriedade, que a atividade física é primordial para a saúde mental. – Disse Lucila Costa de 48 anos, produtora de moda e moradora do Engenho de Dentro, que frequenta a Vila Olímpica três vezes por semana.
A Secretaria Municipal de Saúde, além de disponibilizar profissionais de Educação Física (NASF-AB) da AP 3.2, levou auriculoterapia (CMS Eduardo Araújo Vilhena Leite) e saúde bucal (CF Luiz Celio Pereira).
– Mais uma vez, fizemos este evento impactante, com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do SESC. Temos atividades bem diversificadas. Hoje o desafio está com uma rotina diferente, principalmente para as nossas crianças com esporte e brincadeiras. – Comentou Mirim Romi, pedagoga da equipe multidisciplinar da Vila Olímpica do Encantado (Secretaria Municipal de Esporte do Rio de Janeiro).