No Dia do Palhaço, neste 10 de dezembro, uma equipe de reportagem da BAND esteve no Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, registrando as ações dos Doutores da Alegria que alegram as crianças e adolescentes que passam por atendimentos e internações na unidade, que é referência em pediatria pelo SUS do Rio de Janeiro.
Na ótica da atenção humanizada, que garante acolhimento e segurança a seus pacientes, o Getulinho é uma das unidades, em todo o país, que recebem os palhaços, ajudando a suavizar as tensões e ansiedades com os procedimentos hospitalares, alegrando e tranquilizando pacientes, familiares ou responsáveis, e os próprios profissionais da unidade.
Acompanhado da bisavó, Giovana Malta, de 8 anos, estava aguardando para ser atendida no cardiologista do Ambulatório e ao invés de sentir o tédio e a aflição pela espera, foi surpreendida com as palhaçadas da dupla dinâmica Matilde e Totó. “Eu agradeço muito ao hospital, que é sempre maravilhoso. Hoje em dia tá tudo caro, até para rir está caro. Então com os palhaços a gente ri de graça. E eles fazem toda a diferença. Eu mesmo não tive infância, então para as crianças verem uma coisa dessa, é maravilhoso”, afirmou a bisa Nilzete Malta.
Para a diretora do hospital, Julienne Martins, “o trabalho do Doutores da Alegria é extremamente importante para todos nós do Getulinho. A saúde não são só medicamentos e exames. A gente deve promover bem-estar e alegria, que levam a uma resposta mais rápida aos tratamentos”.
“As crianças se divertem porque o palhaço é mais atrapalhado do que elas e que precisam da ajuda delas para tudo – isso dá para as crianças o papel de guia, de quem ensina, ao invés de só receber orientações o tempo todo. O quarto do hospital vira um mini picadeiro e a criança volta a ser protagonista, ganha confiança e autoestima”, sintetiza David Taiyu, diretor artístico do Doutores da Alegria.
Ultimamente, esse bonito projeto está com sua existência ameaçada por conta da redução de seu orçamento, que se constitui por doações de pessoas físicas e jurídicas. No momento, os Doutores estão atuando no Getulinho apenas nas terças-feiras, diferentemente de quando atuavam dois dias na semana. Quem se sensibilizou pela causa e quiser realizar doações, é só acessar o link: www.bit.ly/ajudedoutores