O Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra dos Reis, foi o local do encerramento da Semana do Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade Angra dos Reis, ontem, dia 10/08.
O objetivo foi apresentar todas as atividades realizadas durante a semana, como também, contribuir para o incentivo do aleitamento materno no município.
A diretora executiva Patricia Neves citou a importância de se potencializar ações para incentivar o leite materno na alimentação dos bebês e os vínculos afetivos, entre mãe e bebê que a amamentação gera. O tema deste ano é “Faça a diferença para as mães e pais que trabalham”.
Durante a apresentação, a coordenadora do Serviço Social do HMAR, Vanessa Fonseca e a advogada Rosane Sayegh falaram sobre trechos da legislação brasileira que apoiam a maternidade da mulher trabalhadora.
Estiveram presentes o secretário municipal de saúde, Glauco Fonseca e a secretária executiva de saúde, Mariana Barbosa.
A mesa também teve como integrantes o diretor geral do Instituto Ideias Carlos Alberto Bohrer, a diretora executiva do HMAR, Patricia Neves, o diretor administrativo do HMAR Bruno Melchíades, a diretora de enfermagem Maria Cavalcante, o diretor técnico Dr. Marcos Rocha, além do Cacique da Aldeia Sapukai Algemiro Silva e da representante do Quilombo Santa Rita Flávia Adriano.
– O mês de agosto é chamado de Agosto Dourado, a cor dourada faz menção ao padrão ouro que é a amamentação. Na verdade, padrão ouro são os profissionais do HMAR. Não faz muito tempo que naquele local combatemos a Covid-19 e, hoje, trazemos a vida. – Citou o secretário Glauco Fonseca.
– Não podemos esquecer que agosto também é lilás, em alusão às mulheres em situação de violência. Não posso deixar de citar a criação da Sala Lilás pelo município. O HMAR tem sua assistente social à frente da Sala Lilás, e foi o local de onde partiu a ideia. Temos o projeto de ter no hospital, no futuro, uma célula da Sala Lilás. – Comentou a diretora Patricia Neves.
No encerramento, foi citado o movimento da busca ativa para a promoção da saúde do HMAR: a visita à Aldeia Sapukai e à escola quilombola em Santa Rita. A troca de informações sobre cultura e hábitos tem dado frutos, com a possibilidade de criação do projeto HMAR além dos Muros.