Unindo longevidade e atendimento de excelência, o Hospital Getulio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói, finalizou nesta sexta-feira (11/10) sua série de comemorações pelos 70 anos de existência com uma grande festividade reunindo gestores, profissionais, crianças, adolescentes, seus familiares e autoridades convidadas.
A festa aconteceu no pátio do ambulatório, que disponibilizou uma plataforma para gravação de vídeo em 360º, uma peça de teatro simulando o trabalho no hospital e uma dinâmica com as crianças, pela Pedagogia Hospitalar, em cima de luzes e sombras e impressões de imagens de raio-x.
Entre risos e choros, a festa marcou também a despedida da diretora Elaine López. O prefeito Axel Grael, a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, a vice-presidente de Atenção Coletiva e Ambulatorial da Família, Maria Celia Vasconcellos, o vereador reeleito, Binho Guimarães (PDT), e a líder comunitária e participante do Conselho Local de Saúde, Denise Vianna, foram convidados especiais da cerimônia.
A nova diretora geral, com a saída de Elaine, Julienne Martins, que até então era diretora médica da unidade, fez a saudação inicial do evento. “A pediatria, e eu não me refiro apenas aos médicos pediatras, têm papel fundamental no crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, afirmou. Ao mostrar o desenvolvimento da especialidade no país, enalteceu o atual papel do Getulinho como um espaço de ensino para trabalhos de pesquisa e ciência. Segundo ela, o Getulinho enfrentou diversos desafios, como a epidemia de poliomielite, as primeiras cirurgias cardíacas, o incêndio do Grand Circo em 1961, o alto índice de desidratação nos anos 70, as epidemias de dengue, H1N1 e a mais recente da Covid-19. Emocionada, Julienne afirmou que no hospital se trabalha com paixão: “são 70 anos cuidando com qualidade, cuidando com paixão – temos certeza que todos aqui tem muito orgulho de trabalhar aqui!”
Após a exibição da peça de teatro, em que profissionais brincaram com a rotina do hospital e se reconheciam entre os personagens satirizados, Elaine foi homenageada de surpresa, com um vídeo com fotos e um arquivo com declarações de afeto escritas pela equipe do hospital em que ela dirigiu por 6 anos com muita dedicação e também muita paixão. “Os ciclos vão passando e eu espero, de verdade, que tenha ficado um pouquinho de mim em cada um de vocês”, desabafou deixando toda a comunidade hospitalar com os olhos marejados e aplausos entusiasmados.
Para a secretária de saúde, Anamaria Schneider, o Getulinho é uma marca registrada da rede pública de saúde de Niterói e de outros municípios que procuram a unidade por sua excelência. A secretária destacou “a reabertura da emergência em 2013 e o Contrato de Gestão que possibilitou um reforço na profissionalização da gestão”. A união com a OS Ideias também foi enaltecida e Anamaria saudou o diretor Carlos Bohrer: “é uma parceria de 10 anos que profissionalizou a gestão, com metas de desempenho – foi uma forma de trabalho bem desenvolvida, com profissionais, com direitos trabalhistas e pode servir como exemplo para toda a rede”. Nesta linha, o prefeito Axel Grael complementa: “quando eu nasci neste hospital já tinha 4 anos e tudo isso aconteceu porque tivemos uma geração de profissionais que se dedicaram muito a esse hospital para ter a reputação e reconhecimento que tem hoje”, ressaltando também a atual obra que se iniciou recentemente na unidade e que vai expandir serviços e melhorar infraestrutura.