Getulinho realiza seu Colegiado de Gestão de Julho

Nesta quinta, 13/07, gestores e trabalhadores do Getulinho realizaram seu Colegiado de Gestão – que acontece uma vez por mês na unidade e é instituído por gestores e trabalhadores que conversam e tomam decisões no seu campo de ação, de acordo com as diretrizes e contratos definidos.

No Getulinho, a gestão participativa é um dos eixos centrais da construção do cuidado aos usuários e acolhimento aos trabalhadores.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus princípios a participação social, na perspectiva de democratizar a gestão da saúde.

A Política Nacional de Humanização (PNH) propõe um modelo de gestão centrado no trabalho em equipe, na construção coletiva e em espaços que promovam o compartilhamento do poder por meio de análises, decisões e avaliações coletivas. Um desses espaços é o Colegiado de Gestão.

A pauta é sempre definida em conjunto e trata de questões objetivas, mas também se converte em um espaço pedagógico e de reflexão sobre as práticas do hospital.

O Colegiado de Gestão é uma aposta em um (não tão) novo arranjo que possibilita articular as diferentes áreas que constroem o cotidiano do hospital de forma mais “leve”, com canais de comunicação mais definidos, mais solidária, mais democrática, com foco no cuidado ao usuário.

Ali também se discute o processo de aprimoramento das práticas e saberes no campo do cuidado hospitalar, através da utilização de instrumental da gestão para a construção de processos gerenciais no cuidado à saúde, buscando autonomia com corresponsabilidade, por meio de um processo de contratualização interna, criando progressiva responsabilização das equipes.

¨É colocar o SUS em prática e ter oportunidade de fazer a gestão da forma como acreditamos!¨, diz Elaine López – diretora executiva da unidade. E complementa: ¨a partir das oficinas de planejamento setoriais já realizadas, logo, logo, cada linha de cuidado do hospital também terá seu colegiado, ampliando a capacidade de diálogo com os trabalhadores e colocando em prática a máxima que diz que “planeja melhor quem faz!’¨

Rolar para cima