HMAR comemora os resultados sobre o Agosto Dourado e o incentivo à amamentação

Na sexta-feira (30/08), no Clube Comercial no Centro de Angra dos Reis, vários funcionários do Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR), autoridades da saúde municipal e usuários participaram da cerimônia de encerramento das atividades referentes ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

Durante a última semana de agosto, além das atividades no próprio HMAR, uma equipe multidisciplinar do HMAR e profissionais da atenção primária de Angra dos Reis participaram de visitas ao Quilombo Santa Rita, à Aldeia Sapukai e à Ilha Grande para levar informações, tirar dúvidas e trocar experiências com a população local.

“Cada cultura tem suas peculiaridades, estamos buscando nos adaptar para que o atendimento seja o mais satisfatório possível. Cumprimos o nosso objetivo ao visitar essas três comunidades. Agradeço de coração a todos que participaram e as equipes que ficaram no hospital garantido o atendimento às gestantes, puérperas e bebês, permitindo que fossemos às ruas com tranquilidade”. Agradeceu a doutora Patricia Neves, diretora executiva do HMAR.

Os profissionais do HMAR entendem a grande responsabilidade de levar informações assertivas às comunidades vulneráveis do município. Este ano o tema da WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) foi “Amamentação: apoie em todas as situações”.

“Durante todo o mês de agosto, equipes de saúde do município realizaram ações de suma importância para a promoção do aleitamento materno. Todas as nossas 44 unidades de saúde realizaram ações em todo o município, do Cantagalo ao Parque Mambucaba. Dou destaque à visita da Superintendência Estadual da Atenção Primária ao município”. Citou Mariana Barbosa, subsecretária executiva de Atenção Primária.

O enfermeiro Iran Vieira Soares, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente, foi destaque no evento de encerramento: “É um prazer enorme ser homem e estar aqui para falar de um tema tão relevante para a nossa população. Estou na comissão que busca o credenciamento do HMAR para o selo IHAC, que é Iniciativa Hospital Amiga da Criança – Ministério da Saúde. Já somos uma unidade amiga da criança, pois queremos o melhor para os nossos bebês e nossas mamães. Mudar as estratégias e mudar o planejamento, fazendo com que o hospital inteiro saiba acolher com qualificação técnica, de forma que todos os profissionais pratiquem da mesma forma é um desafio. Lembrando que as mamães chegam à unidade cansadas, com fadiga e ansiosas, numa gestão de cerca de nove meses, precisam ser muito bem acolhidas para que tenham êxito na amamentação dos bebês, com exclusividade do leite materno de no mínimo seis meses. Conseguir a certificação IHAC é trabalhoso, mas vamos conseguir”.

Rolar para cima